Gestão de Processos (BPM)
Você descobriu que o desempenho de seus concorrentes é melhor que o da sua organização. E agora? Quer virar esse jogo? Mas, o que melhora o desempenho das organizações? Como verificar se o desempenho da organização tem melhorado ou piorado? Como verificar se os resultados e objetivos foram alcançados?
O tema “DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES” é bastante complexo e, por isso, bastante desafiador também. Empresários, executivos e colaboradores buscam, diariamente, melhorar o desempenho das organizações em que trabalham. Desde os primeiros pesquisadores, cujas linhas de pesquisa tratam da administração de empresas, observa-se uma questão comum entre eles: Como melhorar o desempenho das organizações?
Outra questão é: Qual a importância da Gestão de Processos de Negócios (Business Process Management – BPM) no que tange o desempenho das organizações? Como resposta pode-se dizer que BPM contribui com a melhoria do desempenho das organizações, pois trata das variações de quatro métricas básicas: tempo do ciclo do processo, custo do processo, capacidade produtiva do processo e qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas organizações.
Trabalhar processos implica em uma análise de vários componentes e, cada componente se apresenta composto por muitas variáveis importantes. Como já foi dito no início, este trabalho não se propõe a esgotar os temas aqui discutidos, mas, neste item, serão trazidas informações relacionadas a tópicos relevantes quando o assunto é Gestão de Processos de Negócios. Tópicos como Ciclo de Vida do Processo, Tipos de Processos, Tipos de Atividades, Dimensões Fundamentais, Padrões de Modelagem e Metodologias.
Deseja um tour significativo no universo do BPM?
Acesse o artigo do Professor Haroldo Amaral
Quer saber mais? Clique aqui.
Melhorando o Desempenho das Organizações com o BPM
Você descobriu que o desempenho de seus concorrentes é melhor que o da sua organização. E agora? Quer virar esse jogo? Mas, o que melhora o desempenho das organizações? Como verificar se o desempenho da organização tem melhorado ou piorado? Como verificar se os resultados e objetivos foram alcançados?

Outra questão é: Qual a importância da Gestão de Processos de Negócios (Business Process Management – BPM) no que tange o desempenho das organizações? Como resposta pode-se dizer que BPM contribui com a melhoria do desempenho das organizações, pois trata das variações de quatro métricas básicas: tempo do ciclo do processo, custo do processo, capacidade produtiva do processo e qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas organizações.
DINÂMICA DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS
Há algum tempo, o mundo vivencia um dinamismo e uma velocidade nas transformações, seja em que segmento for, nunca antes experimentados. Neste contexto, as organizações buscam constantemente melhorar o seu desempenho e atingir melhores resultados. No entanto, quaisquer que sejam as práticas adotadas, as organizações devem considerar que qualquer produto ou serviço gerado por elas é resultado da execução de um processo.
A partir desta premissa, serão verificados alguns fatores que podem contribuir para o alcance de melhores resultados nas organizações e, tendo como sugestão para compor o modelo de Governança Corporativa a Gestão de Processos de Negócio, que passa a ser fundamental para as organizações se tornarem ágeis e flexíveis no atendimento às necessidades de seus clientes. Trata-se de uma competência tanto organizacional quanto do colaborador.
GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS
Algumas organizações insistem em não querer aceitar a força que tem a sociedade. Outras, há muito tempo, perceberam que precisam estar atentas às necessidades existentes na sociedade. São essas necessidades que, quando satisfeitas, contribuirão para um melhor desempenho das organizações, gerando maior lucratividade e uma maior fatia de mercado ou market-share. Mas o que a sociedade está exigindo das organizações?
INTERAÇÃO DAS PERSPECTIVAS TI, RH e PROCESSOS
São inúmeras as perspectivas que podem ser consideradas num estudo que busque definir o modelo de governança a ser adotado por uma organização. Uma proposta possível de Governança Corporativa pode ser composta, entre outras, de três perspectivas muito importantes que, quando bem trabalhadas, proporcionam um bom desempenho. São elas: Tecnologia da Informação – TI, Recursos Humanos – RH e Processos.
TÓPICOS RELEVANTES EM GESTÃO DE PROCESSOSTrabalhar processos implica em uma análise de vários componentes e, cada componente se apresenta composto por muitas variáveis importantes. Como já foi dito no início, este trabalho não se propõe a esgotar os temas aqui discutidos, mas, neste item, serão trazidas informações relacionadas a tópicos relevantes quando o assunto é Gestão de Processos de Negócios. Tópicos como Ciclo de Vida do Processo, Tipos de Processos, Tipos de Atividades, Dimensões Fundamentais, Padrões de Modelagem e Metodologias.
Deseja um tour significativo no universo do BPM?
Acesse o artigo do Professor Haroldo Amaral
“Que os esforços superem as impossibilidades, pois as grandes proezas dos Homens surgiram daquilo que
parecia impossível.” Charles
Chaplin
Quer iniciar seus estudos para certificação CBPP da ABPMP? Um bom começo é o curso de Introdução a Gestão de Processos (BPM) da Acadetec. O curso é 100% online com todo o suporte de interatividade para você tirar as suas dúvidas. Ah, as aulas são com o próprio Prof. Haroldo Amaral, autor deste artigo.
0 comentários: