Língua Portuguesa

Nossa Língua Portuguesa

06:45,0 Comments

                                         FLOR DO LÁCIO, SAMBÓDROMO
 LUSAMÉRICA LATIM EM PÓ
O QUE QUER / O QUE PODE SER ESSA LÍNGUA? 
Música “Língua”,Caetano Veloso


Você já teve curiosidade em saber como nasceu nossa Língua Portuguesa?


Vamos compartilhar parte do material do nosso curso de Atualização em Língua Portuguesa, com foco no Novo Acordo Ortográfico, conduzido pela querida Professora Cláudia Suassuna.


Vamos lá!





O Lácio, a que se refere o músico, é uma região localizada na Itália, onde fica Roma.
Lá, eram faladas duas variedades de latim: o latim vulgar (língua falada espontaneamente pelo povo, sem a preocupação com a correção) e o latim clássico (língua escrita e falada pelos artistas, professores e demais homens cultos da época).
O Império Romano expandiu-se bastante e, assim que conquistava o povo de um determinado local, impunha o latim como meio de comunicação oficial, que, misturando-se ao idioma que as pessoas já falavam, dava origem a uma língua um pouco diferente.
Foi isso que aconteceu, quando os romanos, no século III, conquistaram a Lusitânia, região da Península Ibérica e dominaram os celtiberos, povo que lá vivia.
Em Portugal (antigo Condado Portucalense, que pertencera ao Reino de Leão e Castela), nossa língua — que já não era mais o latim vulgar nem tampouco o português atual — começou a se modificar e, paulatinamente, foi se transformando na língua portuguesa, tal como a conhecemos e a utilizamos.
NÃO MORRERÁ SEM POETAS NEM SOLDADOS
A LÍNGUA EM QUE CANTASTE RUDEMENTE
AS ARMAS E OS BARÕES ASSINALADOS
Manuel Bandeira, referindo-se a Camões
Convido você a ser um POETA-SOLDADO ou um SOLDADO-POETA da nossa língua: a cuidar da FLOR, tornando-a, a cada dia, ainda mais bela.   
Professora Cláudia Suassuna
Quer se aprofundar ainda mais nesse conteúdo, desenvolvendo as competências necessárias para se sair bem em vestibulares, provas e concursos públicos? Acesse e faça já sua matrícula:  http://migre.me/9GOlO


Descubra o jeito Acadetec de Aprender!



You Might Also Like

    0 comentários: