Marketing Pessoal

Marketing Pessoal na Política

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Nesta semana tivemos a triste notícia do afastamento de um grande político do PT.  Após discordar do doloroso e disputado processo de sucessão na Prefeitura do Recife, o Deputado Maurício Rands tomou uma atitude louvável e extremamente rara no cenário político.  Renunciou ao cargo de Deputado Federal, mesmo sem ter que fazê-lo, pelo simples fato de resolver abandonar um partido do qual discorda de suas posturas político-ideológicas.  Esta é a segunda vez que isto acontece no Partido dos Trabalhadores.  Na década passada tivemos o caso da ex-prefeita Erundina, pelo PT de São Paulo.  Sem querermos nos aprofundar nos méritos da atitude do agora ex-deputado Maurício Rands, gostaríamos de nos apropriar deste exemplo para mostrar que atitudes desta natureza podem rentabilizar bastante a imagem pessoal de um político, ou de qualquer profissional.

Voltando-nos para o mercado corporativo, estamos fartos de vivenciar situações onde o dizer não é extremamente difícil, mas imprescindível para a preservação de nossa imagem pessoal. Por mais antagônico que isto possa parecer, as vezes faz parte do Marketing Pessoal desaparecer, renunciar, abrir mão e dizer não a propostas que violam nossos princípios ético-morais.  O retorno do investimento do ex-deputado certamente será colhido nos próximos pleitos eleitorais, quando sua corajosa atitude será incorporada emblematicamente ao seu currículo e ele será lembrado como aquele político que disse não a arbitrariedade de seu partido.

Que esta história nos sirva de lição e faça com que a ética, que é um dos 7 segredos do sucesso, se integre à nossa conduta profissional, perdendo um pouco agora para ganharmos muito depois.

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