Tecnologia

Você é a favor da regulamentação das profissões na área de TI?

17:07,3 Comments


Se há uma profissão que jamais conseguiu ser regulamentada, apesar de inúmeras tentativas e esforços, esta é a profissão do Informático.  Para alguns especialistas, a célere mudança das tecnologias e quebras sucessivas dos paradigmas da área de TI sempre inviabilizou qualquer tentativa de criação de um Conselho Federal e Regionais de Informática.  

Alguns parlamentares, pressionados por grupos sindicais, já pensam em reacender esta discussão no congresso, devido à grande expansão do mercado de TI no Brasil, que já é o segundo maior exportador de comodities em work force, perdendo apenas para a Índia.  

Vários projetos sobre a regulamentação profissional na área de informática tramitam no Senado Federal, existem muitas polêmicas sobre esses projetos, pois a regulamentação depende muito da profissão podendo beneficiar a população se ela for rígida, com base em diploma, ou não.  Na área de informática uma regulamentação baseada em diploma pode ser prejudicial aos interesses da sociedade, pois o mercado de trabalho pode selecionar os melhores profissionais independentemente de seus diplomas e que estão de acordo com as suas necessidades.

Segundo Igor Rodrigues Paiva, estudante da Universidade Estadual do Ceará, a atuação de profissionais da área de informática não é restringida em vários países, não seria ruim para o Brasil se ele possibilitasse o livre exercício da profissão na área de informática, pois ele já possui um grande déficit de profissionais dessa área que só tende a crescer por causa do mercado de software e serviços de TI no país que deverá crescer 15% ao ano.Fazendo isso, o país poderia estar possibilitando que um grande avanço na área de informática não deixe de ocorrer, como exemplos temos fatos que ocorreram em outros países, Bill Gates que não terminou seu curso de graduação em Harvard e não poderia ter trabalhado na área e iniciado a maior empresa de software do mundo, Tim Berners-Lee não teria inventado e implementado a primeira versão da World Wide Web, já que ele tem apenas um diploma de Física, entre outras grandes descobertas que ocorreram nessa área por ela não ter sido restringida.Há também uma comunidade de software livre que funciona permitindo que qualquer pessoa contribua no desenvolvimento dos aplicativos, as contribuições são aceitas considerando-se exclusivamente a qualidade do código produzido.

A exigência do diploma valoriza a carreira acadêmica, mas pode encarecer a mão-de-obra e pode gerar uma burocracia que pode atrapalhar a área da informática e há pessoas que acreditam que contratando um profissional sem formação estará correndo riscos, então a regulamentação profissional que ainda é um assunto polêmico ainda deve ser bastante discutido para que ocorra da forma que melhor beneficiará a sociedade.


Para David Stephen, diretor presidente da Acadetec, se por um lado a regulamentação da profissão pode trazer alguns benefícios para funcionários e até mesmo para as organizações, que ganhariam um modo de se proteger contra os maus profissionais, do outro, há rumores que o peso sindical pode recair sobre a indústria de software que já sofre com altas tributações em várias partes do país.

E você?  O que pensa sobre este assunto?  Deixe sua opinião.  Vamos debater o assunto !

Não deixe de seguir o nosso Blog.  A cada 50 novos seguidores, uma nova bolsa de estudos será doada a um jovem carente do Programa Empregabilidade do Instituto Sustente.

Acesse www.acadetec.com.br e descubra o jeito Acadetec de aprender.

You Might Also Like

3 comentários:

  1. Não deixe de seguir o nosso Blog. A cada 50 novos seguidores, uma nova bolsa de estudos será doada a um jovem carente do Programa Empregabilidade do Instituto Sustente.

    ResponderExcluir
  2. No meu ponto de vista o diploma não vai proteger a empresa em nada pois os profissionais informática independe de diploma, muitos formados não sabe para onde vai as coisas. A informática é um "saber fazer". Conheço doutores e mestre em informática na area de programação que não saber escrever uma linha de código perfeita e os 10 anos de peso no estudos acadêmicos as vezes faz a pessoa se perder em paradigmas antigos... Informática é tão mutável que o que você aprende hoje não serve de nada amanhã.

    Os maiores mestres de informática foram aqueles que abandonaram o curso superior... Quando você sabe muito de informática o assunto da faculdade se torna monótono demais para prender um aluno bom a um curso.

    Jobs, Gates, Zuckerberg todos eles são os revolucionários da informática e não precisaram de diploma para provar isso.

    ResponderExcluir
  3. Será o mesmo que está acontecendo com os jornalistas?

    ResponderExcluir