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Conhecendo melhor o Napo...

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Compartilhamos a história dessa personagem tão utilizada pelos profissionais de Segurança do Trabalho nas ações de conscientização:

As origens do Napo
O Napo é uma ideia original de um pequeno grupo de profissionais de comunicação no domínio da saúde e segurança no trabalho que responde à necessidade de produtos de informação de alta qualidade, que rasguem as fronteiras nacionais e vão ao encontro das diferentes culturas, línguas e necessidades práticas das pessoas no local de trabalho. Os filmes não foram concebidos para proporcionar uma cobertura exaustiva de um tema, nem devem ser encarados como filmes de teor formativo ou educativo. O papel do Napo e dos seus amigos consiste em alertar para a saúde e segurança no trabalho, através das suas personagens simpáticas, de histórias engraçadas e de uma abordagem humorística e ligeira. “Segurança com um sorriso” é o contributo do Napo para locais de trabalho melhores, mais seguros e mais saudáveis. Cada filme é co-produzido por diversas instituições europeias. A Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho, com sede em Bilbau, Espanha, financiou o desenvolvimento do sítio Web.
Historia
O consórcio cinematográfico, que é constituído pelo HSE (Reino Unido), pela DGUV (Alemanha), pelo INAIL (Itália), pelo INRS (França), pela SUVA (Suíça) e pela AUVA (Áustria), formou-se na sequência do Ano Europeu para a Segurança, Higiene e Saúde no Local de Trabalho 1992/3 e do Festival Europeu de Cinema que se realizou em Salónica, em 1992.
A Comissão Europeia apoiou os festivais na expectativa de adaptar os melhores vídeos, para serem utilizados em toda da União Europeia. No entanto, essa adaptação revelou-se difícil. Muitos filmes são feitos por produtoras comerciais, que não estão dispostas a abdicar dos seus direitos. Dadas as diferenças culturais, as imagens, os argumentos e as peculiaridades dos filmes constituem um entrave à sua adaptação e transferência entre as fronteiras nacionais.
Face a esta situação, o consórcio reuniu-se para encontrar formas de encomendar e produzir vídeos que pudessem ser utilizados em toda a Europa. O consórcio baseia-se nos interesses pessoais e contributos de particulares, não tendo uma base institucional.
O nascimento do Napo
O grupo elaborou uma proposta, uma especificação e um concurso de produção de um vídeo sobre sinais de segurança, tendo identificado duas produtoras do seu país, que foram convidadas a apresentar propostas. O contrato foi adjudicado à Via Storia, uma empresa francesa de Estrasburgo. Assim nasceu o Napo!
O primeiro vídeo, Napo e os Sinais, foi apresentado no Festival Europeu de Cinema de Edimburgo, em 1998, e ganhou prémios no Congresso Mundial de São Paulo, em 1999, e em festivais de cinema nacionais organizados na França e na Alemanha.
Em 2003, a Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho, com sede em Bilbau, manifestou interesse num terceiro vídeo de apoio à semana europeia e à respectiva temática das substâncias perigosas. Chegou-se a um acordo com o consórcio, segundo o qual a Agência podia fornecer matrizes do vídeo a todos os Estados-Membros, países candidatos e países da EFTA, com disposições claras relativas à utilização não exclusiva, aos direitos e aos custos. 

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