Marketing Pessoal

Como você lida com os feedbacks?

06:15,3 Comments





Imagine a seguinte situação: Você acabou de sair de uma reunião com seu gestor, líder, chefe, como queira... E o tema principal do encontro foi a evidenciação de suas próprias falhas e limitações. Ou seja, seu líder manifestou de forma clara e direta seus pontos fracos como profissional e até mesmo como pessoa, e fez duras críticas a respeito do seu comportamento, apresentando um feedback extremamente difícil de ser digerido. Sinceramente, qual seria sua reação no exato instante em que terminasse a tal reunião?

Você ficaria profundamente magoado, retraído e destilaria seu mau humor em todas as pessoas com quem encontrasse a partir de então?Você ficaria muito magoado, e até mesmo furioso e destilaria seu mau humor contra seu gestor, mas não diretamente a ele?Você retornaria a sala de seu chefe e argumentaria com força que não concorda com as colocações, rebatendo-as veementemente, deixando claro sua mágoa e frustração?Você se retiraria do ambiente de trabalho profundamente triste, amedrontado, sofrendo emocionalmente e buscaria um lugar seguro para expressar essas emoções?Você se abateria a tal ponto de pensar em mudar de trabalho e/ou empresa?Você se sentiria a pior das criaturas e seria acometido por um estado emocional de autopiedade?Você guardaria tudo com você e faria seu desabafo em casa, com seus familiares, talvez até despejando seu lixo emocional sobre eles?Você dedicaria as próximas horas para uma profunda reflexão no sentido de verificar o que levou seu líder a manifestar tais opiniões, buscando aprender ao máximo?Você faria uma análise profunda do seu próprio comportamento tentando identificar o que de fato procede na argumentação de seu gestor, e buscaria uma mudança imediata em suas atitudes?Você retornaria ao seu líder e, humildemente, solicitaria ajuda no sentido de vencer suas limitações?
Para que possamos entender e empreender um comportamento interessante aos feedbacks, necessitamos compreender o que é FEEDBACK.
Feedback é retorno. É provimento de informações a uma pessoa sobre seu desempenho, conduta, atitudes, resultados gerados, comportamentos, enfim... É opinião emitida a partir da percepção de pessoas sobre o que e como somos. Evidentemente que há feedbacks que significamos como positivos, e outros que significamos como negativos. Por sermos criaturas essencialmente emocionais, normalmente significamos as críticas (retorno sobre nossas limitações) como feedbacks extremamente negativos. Mas acredite, não são.
No processo de desenvolvimento das competências interpessoais o feedback é um importante recurso porque permite que nos vejamos como somos vistos pelos outros. É ainda, uma prática que traz a intenção implícita de maximizar o desempenho de um indivíduo ou de um grupo. Portanto, os feedbacks são GRANDES OPORTUNIDADES de crescimento e evolução, tanto pessoal, quanto profissional. E quando sabemos lidar com maturidade emocional com eles, aprendemos muito e, consequentemente evoluímos.
Após a experiência de receber o feedback, permita-se momentos de reflexão. Filtre a opinião, veja o que lhe serve, delete o que não é útil, e inspire-se para mudar se isto for necessário. Os momentos de reflexão nos ajudam a ampliar os efeitos da química boa em nosso corpo, e otimizam nossa própria percepção;Finalmente, agradeça! Pois, se a outra pessoa lhe deu feedback, isto é uma grande evidência de que você ainda é importante para ela.
Acima de tudo, saber lidar com feedbacks depende da maturidade emocional de uma pessoa. Quanto mais inteligente alguém for do ponto de vista de suas emoções, mais e melhor saberá lidar com as opiniões alheias sobre si próprio.
 Pense sobre isto!
Texto adaptado e extraído.

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3 comentários:

  1. A coisa mais difícil do mundo é ouvir críticas. Mais difícil ainda é ouvir calado. E ainda mais difícil: ouvir calado, processar, filtrar o que é positivo e internalizar para melhorar.

    Agora, o maior desafio: separar a crítica do crítico !

    Parabéns pela matéria - excelente !

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  2. Muito bom o texto e concordo que o maior desafio é saber separar a crítica do crítico.

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  3. É isso aí Patrícia. Cito um ditado que aprendi com um grande amigo no ambiente profissional: "seja implacável com o pecado, porém complacente com o pecador".

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